segunda-feira, 18 de abril de 2011

OS 21 NAMORADOS E OS 35 TROPEÇOS

Dicas da Dad


Dad Squarisi é editora de Opinião do Jornal Correio Braziliense e comentarista da TV Brasília. Além disso, a profissional participa de bancas examinadoras de concursos e possui várias obras sobre Português.


dad.squarisi@correioweb.com.br
-------------------------------------------------------------------------------



A coluna de domingo provocou os leitores. Tudo começou com a quadrinha que frequentou a infância de gregos e troianos: "Sete e sete são 14. Três vezes sete, 21. Tenho sete namorados. Só posso gostar de um". "A multiplicação cresce quando se trata de tropeços linguísticos", comentaram os seguidores das dicas. Eles falaram em cinco vezes sete. Não só. Mataram a cobra e mostraram o pau. Enumeraram 35 tropeços pra lá de comuns em rádios, tevês, jornais e no linguajar do povo.



"Quem liga o rádio ou a tevê", escreve Carlos Fontes, "espera ouvir uma língua correta." Ele tem razão. Correta não significa rebuscada ou exibida. Significa apenas o elementar respeito a flexões, concordâncias, regências, pronúncias, gentileza, consideração com o outro. Deslizes não passam despercebidos. Ao contrário. Ecoam. Eis os 35 citados. Há mais. Mas, por ora, fiquemos com o múltiplo de sete.



Cinco vezes sete



a nível de

- a forma é ao nível de (= à altura de): Recife fica ao nível do mar.



adéquo

- adequar só se conjuga nas formas em que a sílaba tônica cai a partir do u: adequamos, adequais, adequei, adequarei. (Na dúvida, substitua-o por adaptar.)



aidétic

o - use pessoa com HIV.



cincoenta --

só existe a forma cinqüenta.



colocar uma questão

- fazer uma observação, fazer uma pergunta.



correr atrás do prejuízo

- correr do prejuízo.



criar novas

- só se cria o novo. Basta criar.



de formas que

- locuções conjuntivas se usam no singular: de que forma.



de maneiras que

- irmãzinha da locução conjuntiva anterior, também se usa no singular: de maneira que.



de menor

- use menor de idade ou diga a idade (8 anos, 10 anos).



esteje

- a forma é esteja.



estrear novo

- só se estreia o novo. Basta estrear.



extorquir alguém

- extorquir é arrancar. Não se arranca alguém. Arranca-se alguma coisa de alguém: extorquir dinheiro de alguém, extorquir informações de alguém.



fazem dois anos

- fazer, na contagem de tempo, é invariável. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: faz dois anos, fez cinco meses.



gratuito

- gratuito se pronuncia como fortuito e circuito. O ui forma ditongo, sem acento.



houveram

- no sentido de existir ou ocorrer, o verbo é impessoal. Só se conjuga na 3ª pessoa do singular: Houve distúrbios. Houve três acidentes.



intermédia

- intermediar se conjuga como odiar: odeio (intermedeio), odeia (intermedeia), odiamos (intermediamos), odeiam (intermdeiam).



interviu

- intervir deriva de vir: ele veio, ele interveio.



leproso

- use pessoa com hanseníase.



medio

- mediar se conjuga como odiar: odeio (medeio), odeia (medeia), odiamos (mediamos), odeiam (medeiam).



meio-dia e meio

- meio-dia e meia (hora)



melhor idade

- cruz-credo! É discriminação. Diga a idade: 65 anos, 80 anos, 100 anos.



mongol

- use síndrome de Down.



panorama geral

- todo panorama é geral. Basta panorama.



pequeno detalhe

- todo detalhe é pequeno. Basta detalhe.



plano para o futuro

- todo plano é para o futuro. Basta plano.



se eu caber

- se eu couber.



se eu deter

- se eu detiver.



se eu pôr

- se eu puser.



se eu trazer

- se eu trouxer.



se eu ver

- se eu vir.



seje

- a forma é seja.



subsídio (z)

- pronuncie o s como em subsolo.



vítima fatal

- morto.



vou estar mandando & similares

- vou mandar, mandarei.



zero ano

-- o ano exige 365 dias. Diga criança de até 2 anos, de até 6 anos, de até 8 anos.


FONTE:http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/sessao_11/2011/03/31/interna_dicas/id_noticia=32799/interna_dicas.shtml

COTAS PARA CONCURSOS PÚBLICOS?


Por: Ivan Lucas

Analista judiciário, com pós-graduação em Direito Público, Ivan Lucas leciona Lei 8.112/90, Direito Administrativo e Direito do Trabalho em vários cursos preparatórios no país. Ex-servidor do STJ, o professor atualmente é servidor do TRT da 10ª Região e possui diversas obras publicadas.




No início desse mês o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, publicou um Decreto que regulamentou o programa de cotas em concursos públicos do estado, determinando a reserva de 10% das vagas oferecidas em qualquer edital do Poder Executivo a candidatos negros e 3% a concurseiros indígenas. O decreto regulamenta a Lei Estadual 3.939, de 21 de julho de 2010. O assunto "cotas raciais" é um tanto quanto polêmico, porém não poderia deixar de expressar a minha impressão a respeito do tema. Antes de entrar no mérito da questão, gostaria de tecer alguns comentários sobre a constitucionalidade desse decreto, pois, ao que me parece, é um caso flagrante de lesão ao texto constitucional.



Em primeiro lugar, a Constituição Federal estabelece como um dos objetivos fundamentais do Brasil a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação (art. 3º, inciso IV, da CF). Não estaríamos, no caso em comento, diante de uma clara discriminação racial e favorecimento de uma "raça" em relação às outras? Mais adiante, no art. 19, a Carta Magna dispõe que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios criar distinções entre brasileiros ou preferências entre si.



Não obstante a isso, a Constituição estabelece que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei (art. 37, inciso II da CF/99). Qual seria o objetivo do legislador constituinte ao determinar que o acesso ao cargo público far-se-á mediante concurso público? Não seria dar igualdade de oportunidade àqueles que almejam atuar na Administração Pública? Não seria impedir favorecimentos e privilégios ilegais? Não seria admitir um servidor com base em critérios impessoais e baseado no seu mérito? Não seria selecionar o candidato com maior aptidão para exercer a função pública?



Conforme visto, a própria Constituição nos orienta que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Dessa forma, ao estabelecer critérios de distinção nos concursos públicos estamos diante de um grande desrespeito ao princípio da isonomia. Algumas pessoas poderiam dizer: "Mas o princípio da isonomia visto de maneira ampla, significa tratar os iguais de maneira igual e tratar os desiguais desigualmente na medida de suas desigualdades". Para os que possuem esse argumento, eu faço a seguinte pergunta: então quer dizer que os afrobrasileiros e os índios não possuem a mesma capacidade e aptidão para serem aprovados em concursos públicos que os brancos?



Ao que me parece, estamos diante de uma lei racista, pois todos nós sabemos que essa ideia de dividir a sociedade em raças nada mais é do que uma prática discriminatória, pois pertencemos a uma raça só, a raça humana. Ademais, me parece uma tarefa quase impossível, em um país miscigenado como o nosso, dizer, sem cometer arbitrariedade, quem seria considerado "branco", "pardo", "afrobrasileiro" ou "índio".



Existem também aqueles que argumentam em defesa dessas políticas afirmativas, acreditando que elas irão reparar as injustiças sociais existentes no Brasil, possibilitando um meio de ascensão social aos excluídos. Parece-me ingênuo acreditar nisso, pois, mesmo com a política de "cotas raciais", apenas um número ínfimo de pessoas são beneficiadas, sendo que a maior parte dos excluídos continuam à margem da sociedade. Na minha modesta opinião, a diminuição das desigualdades sociais só será possível quando o Estado proporcionar a todos uma educação de qualidade, independente de cor, classe ou religião. Essa sim deveria ser a política afirmativa adotada pelos governos.



Por fim, reafirmo que considero a política de cotas raciais em concursos públicos uma forma de discriminação e um atentado a lei maior do Estado, a Constituição. A Administração Pública é instrumento do governo que tem por finalidade buscar sempre o interesse público, oferecendo à população serviços públicos de qualidade para o progresso e o desenvolvimento da nação. Assim, a seleção de servidores e empregados públicos deve basear-se nos critérios da impessoalidade, isonomia e mérito, sem distinções de qualquer natureza.



Bons estudos e feliz aprovação.

Fonte:
http://concursos.correioweb.com.br/htmls2/ivan_lucas/ivan_lucas.shtml

Ivan Lucas:
Analista judiciário, com pós-graduação em Direito Público, Ivan Lucas leciona Lei 8.112/90, Direito Administrativo e Direito do Trabalho em vários cursos preparatórios no país. Ex-servidor do STJ, o professor atualmente é servidor do TRT da 10ª Região e possui diversas obras publicadas.










Empreendedor em 2011 Sebrae

Calendário 2011


Confira o calendário da Feira do Empreendedor em 2011.
 Agende-se, compareça ao evento e aproveite as oportunidades




Maceió – Alagoas

29 de setembro a 02 de outubro

Contato: Maria de Fátima dos Santos

Telefone: (82) 4009 1690/9999 3322

E-mail: fatima@al.sebrae.com.br



Cuiabá – Mato Grosso

17 a 21 de agosto

Gestor: Erika Vieira

Telefone: (65)3648 1229

E-mail: erika.vieira@mt.sebrae.com.br



Brasília – Distrito Federal

05 a 09 de outubro

Gestor: Lucimar Santos

Telefone: (61) 3362 1617

E-mail: lucimarsantos@sebraedf.com.br



Salvador - Bahia

04 a 08 de outubro

Gestor: Adriana Moura

Telefone: (71)3320 4579/9971 7359

E-mail: ana.almeida@ba.sebrae.com.br



Macapá - Amapá

09 a 12 de novembro

Gestor: Karina Alvarenga

Telefone: (96) 3312 2800/9126 4244

E-mail: karinac@ap.sebrae.com.br



João Pessoa – Paraíba

Outubro

Contato: Cyro Visalli de Lucenaa

Telefone: (83) 2108 1272

E-mail: cyro@pb.sebrae.com.br



São Luis - Maranhão

13 a 16 de outubro

Gestor: Walter Monteiro

Telefone: (98) 3216 6167

E-mail: walterm@ma.sebrae.com.br


Terças psicológicas

Palestra


Amanhã, (dia 19 de abril) às 19h30


Tema:  Ciúme, do normal ao patológico

Palestrante: Fábio Augusto Caló



Unidade: CasaPark Shopping Center

Endereço: SGCV - Sul, Lote 22, - Zona Industrial - Guará/DF

Local: Auditório



Palestra


Quarta-feira, 20 de abril às 19h 30

Tema: Abusos contra crianças

Palestrante: Ana Virgínia de A. Queiroz



Unidade: CasaPark Shopping Center

Endereço: SGCV - Sul, Lote 22, - Zona Industrial - Guará/DF

Local: Auditório



Espetáculo



Terça-feira, 26 de abril às 19h 30

Tema: Palco Iguatemi convida Bruna Surfistinha

Participante: Fred Ferreira entrevista Raquel Pacheco



Unidade: Shopping Center Iguatemi Brasília

Endereço: SHIN CA 4, Lote A, - Lago Norte - Brasília/DF

Local: Teatro Eva Herz


Autógrafo


Terça-feira, 26 de abril às 20h 30

Tema: O Doce Veneno do Escorpião

Autor: Bruna Surfistinha

Editora: Panda Books



Unidade: Shopping Center Iguatemi Brasília

Endereço: SHIN CA 4, Lote A, - Lago Norte - Brasília/DF

Local: Teatro Eva Herz e Piso Térreo






Fórum Gestão de Saúde - Tendências e Complexidades

Palestrante:


Tania Regina da Silva Furtado é pós-doutora em avaliação e Serviços em Saúde CNPq IPUB/UFRJ,Doutora em Comunicação UFRJ/Escola de Comunicação,Mestre em Psicologia Social /Clinica PUC-RJ,Especialista em Psicologia Pedagógica FGV/RIO.Psicóloga,Professora Titular de Psicologia Aplicada e Psicologia Clinica. Experiência Profissional ligada a Ensino e Pesquisa de Graduação e Pós-graduação na PUC,UGF,UFRJ e FGV. Coordenadora de Linha de Pesquisa Interdisciplinar pelo CNPQ na UFRJ. Coordenadora dos cursos de Especialização em Saúde Mental no IPUB/UFRJ. Coordenadora do Serviço de Psicopedagogia no EPGE/FGV. Coordenadora Acadêmica dos cursos de MBA executivo em Saúde/FGV. Consultora de Planejamento de Gestão em Educação. Coordenadora Acadêmica do Mestrado Internacional em Gestão dos Serviços de Saúde ISCTE/FVG. Membro da comissão executiva na preparação do congresso internacional da IHF. Autora de artigos e livros nacionais e internacionais.



ROGÉRIO SUGAI MORTOZA - Consultor da FGV em Gestão Pública de Saúde, graduado em Medicina pela UnB, especialização em Sistemas de Informação em Saúde e Custos Hospitalares pela Rede Sarah, Pneumologia pelo HFA e Medicina de Familia pela Secretaria de Saude do DF.

Nos últimos 2 anos atuou como assessor na Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

No Sistema de Saúde Suplementar atuou como consultor para prestadores de serviço de saúde e para a indústria de produtos médico-hospitalares.



Local: Auditório da FGV

Horário:19h30

VAGAS LIMITADAS

Informações:

(61) 3799-8000 / 3799-8142
 

Palestra

Pós Graduação Gratuita

Muitas pessoas me perguntam se é fácil conseguir uma pós-graduação gratuita e a minha resposta é sempre a mesma: não é fácil, mas não é impossível. Diversas instituições oferecem cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado) sem custo para os alunos. Outra opção interessante, principalmente para mestrado e doutorado, são as bolsas de estudo oferecidas por instituições como o CNPq.




Então fica a pergunta que não quer calar: como conseguir fazer uma pós-graduação gratuita em 2011? Bom, antes de mais nada, fique sabendo que não existem milagres e você não vai conseguir uma pós na qual o processo seja apenas entrar em um site, fazer uma inscrição rápida e começar a estudar a distância sem pagar nada. Isso não existe. As instituições que oferecem cursos gratuitos, normalmente, são instituições federais ou estaduais e o processo de seleção é complicado e muito concorrido. Dito isso, vou mostrar o caminho que você vai ter que seguir para conseguir a tão sonhada pós-graduação de graça para 2011 (veja a nossa página especial sobre pós-graduação).



Primeiro, você tem que decidir o seguinte: onde você quer estudar? No estado em que você mora ou está disposto a se mudar para outro para poder fazer o curso? Decidiu? Agora você vai ter que verificar na lista abaixo quais são as instituições públicas que existem nesse estado. Vai ter que acessar o site de uma por uma dessas instituições e procurar por links para o setor de pós-graduação ou pró-reitoria de pós-graduação. Na página da pós (observe que muitas instituições possuem uma página para cada departamento e aí você vai ter que decidir em qual área você quer procurar) você tem que verificar se existem editais de seleção abertos e quais são os critérios para essa seleção. E é aqui que o trabalho começa a ficar mais complicado, já que as exigências não costumam ser pequenas. Mas não desista, você pode conseguir.



Veja uma lista básica, com as melhores instituições federais e estaduais de cada estado. Não fique restrito apenas a essa lista, mas ela é um bom início de caminho para você poder pesquisar.



Acre



Instituto Federal do Acre (IFAC) – www.ifac.edu.br

Universidade Federal do Acre (UFAC) – www.ufac.br

Alagoas



Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) – www.uncisal.edu.br

Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – www.cefet-al.br

Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – www.ufal.edu.br

Amapá



Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) – www.unifap.br

Universidade Estadual do Amapá (UEAP)

Amazonas



Universidade do Estado do Amazonas (UEA) – www.uea.edu.br

Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – www.ifam.edu.br

Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – www.ufam.edu.br

Bahia



Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) – www.uefs.br

Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – www.uesc.br

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – www.univasf.edu.br

Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – www.uneb.br

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – www.uesb.br

Universidade Federal da Bahia (UFBA) – www.ufba.br

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) – www.ufrb.edu.br

Ceará



Universidade Estadual do Ceará (UECE) – www.uece.br

Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) – www.uvanet.br

Universidade Federal do Ceará (UFC) – www.ufc.br

Instituto Federal do Ceará (IFCE) – www.ifce.edu.br

Distrito Federal



Universidade de Brasília (UNB) – www.unb.br

Espírito Santo



Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – www.ufes.br

Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – www.ifes.edu.br

Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) – www.ceunes.ufes.br

Goiás



Universidade Estadual de Goiás (UEG) – www.ueg.br

Universidade Federal de Goiás (UFG) – www.ufg.br

Instituto Federal de Goiás (IFG) – www.ifgoias.edu.br

Instituto Federal Goiano (IFGoiano) – www.ifgoiano.edu.br

Maranhão



Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – www.ufma.br

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – www.uema.br

Mato Grosso



Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) – www.ufmt.br

Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) – www.ifmt.edu.br

Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) – www.unemat.br

Mato Grosso do Sul



Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) – www.ufms.br

Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS) – www.uems.br

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) – www.ufgd.edu.br

Minas Gerais



Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – www.ufmg.br

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – www.uemg.br

Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) – www.unimontes.br

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – www.ufsj.edu.br

Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – www.uftm.edu.br

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) – www.ufjf.br

Universidade Federal de Lavras (UFLA) – www.ufla.br

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – www.ufvjm.edu.br

Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL) – www.unifal-mg.edu.br

Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – www.unifei.edu.br

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – www.ufop.br

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – www.ufu.br

Universidade Federal de Viçosa (UFV) – www.ufv.br

Pará



Universidade Federal do Pará (UFPA) – www.ufpa.br

Universidade Federal Rural da Amazônia (UERA) – www.ufra.edu.br

Universidade do Estado do Pará (UEPA) – www.uepa.br

Paraíba



Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – www.ufpb.br

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – www.ufcg.edu.br

Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) – www.uepb.edu.br

Paraná



Universidade Federal do Paraná (UFPR) – www.ufpr.br

Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – www.utfpr.edu.br

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – www.uepg.br

Universidade Estadual de Londrina (UEL) – www.uel.br

Universidade Estadual de Maringá (UEM) – www.uem.br

Faculdade de Artes do Paraná (FAPR) – www.fapr.br

Pernambuco



Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – www.ufpe.br

Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – www.ufrpe.br

Universidade de Pernambuco (UPE) – www.upe.br

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) – www.univasf.edu.br

Piauí



Universidade Federal do Piauí (UFPI) – www.ufpi.br

Universidade Estadual do Piauí (UESPI) – www.uespi.br

Instituto Federal do Piauí (IFPI) – www.cefetpi.br

Rio de Janeiro



Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – www.uerj.br

Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) – www.uenf.br

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – www.ufrj.br

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) – www.unirio.br

Universidade Federal Fluminense (UFF) – www.uff.br

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) – www.ufrrj.br

Rio Grande do Norte



Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – www.uern.br

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – www.ufrn.br

Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) – www.ufersa.edu.br

Rio Grande do Sul



Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – www.ufrgs.br

Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) – www.uergs.edu.br

Universidade Federal do Rio Grande (FURG) – www.furg.br

Universidade Federal de Pelotas (UFPeL) – www.ufpel.edu.br

Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – www.unipampa.edu.br

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – www.ufsm.br

Rondônia



Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – www.unir.br

Instituto Federal de Rondônia (IFRO) – www.ifro.edu.br

Roraima



Universidade Federal de Roraima (UFRR) – www.ufrr.br

Instituto Federal de Roraima (IFRR) – www.ifrr.edu.br

Santa Catarina



Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – www.ufsc.br (cursos com inscrições abertas na UFSC)

Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) – www.udesc.br

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – www.ifsc.edu.br

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – www.uffs.edu.br

São Paulo



Universidade de São Paulo (USP) – www.usp.br

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – www.unicamp.br

Universidade Estadual Paulista (UNESP) – www.unesp.br

Universidade Federal do ABC (UFABC) – www.ufabc.edu.br

Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – www.ufscar.br

Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – www.unifesp.br

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) – www.ita.br

Sergipe



Universidade Federal de Sergipe (UFS) – www.ufs.br

Instituto Federal de Sergipe (IFS) – www.cefetse.edu.br

Tocantins



Universidade do Tocantins (UNITINS) – www.unitins.br

Universidade Federal do Tocantins (UFT) – www.uft.edu.br

Instituto Federal do Tocantins (IFTO) – http://www.ifto.edu.br/

 
FONTE: http://www.folhacat.com.br/pos-graduacao-gratuita-2011/