Correio Braziliense
O Instituto Federal de Brasília (IFB) está com as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos subsequentes. Estão sendo oferecidas 630 vagas, distribídas pelos cinco câmpus que o instituto possui no Distrito Federal: Brasília, Gama, Planaltina, Samambaia e Taguatinga. As aulas estão programadas para começar no primeiro semestre letivo de 2011.
"A vantagem dos cursos é que eles estão aliados à demanda do mundo do trabalho. O DF não tinha escola técnica e, por isso, a gente sente uma carência de técnicos aqui", afirma Aléssio Trindade, reitor do IFB. O instituto, criado em 2008, passou a oferecer cursos técnicos no ínicio deste ano. Desde então, a população tem manifestado cada vez mais interesse em conseguir qualificação, o que gerou a ampliação dos cursos ofertados. "Por meio de consulta pública, implementamos seis novos cursos nos câmpus: edificações, produção de móveis, agronegócio, cooperativismo, serviços públicos e informática", conta o reitor.
No câmpus Brasília, os cursos técnicos oferecidos são serviços públicos, eventos e informática – desenvolvimento de sistemas. No Gama: logística, agronegócio e cooperativismo. Em Planaltina: agropecuária e agroindústria. O câmpus de Samambaia disponibiliza reciclagem, edificações e produção de móveis. E o de Taguatinga: comércio e manutenção e suporte em informática. A inscrição é gratuita e vai até 20 de janeiro.
A seleção será feita por meio de sorteios realizados nos câmpus, em 21 de janeiro, e os interessados devem ter o ensino médio completo (que pode ter sido concluído até a data da matrícula do curso escolhido, caso o candidato seja sorteado). Renata Gomes, 21 anos, é uma das candidatas à vaga para o curso técnico em agropecuária. "Eu gosto da área e acho que conseguirei um bom emprego", diz. "Até os meus 15 anos morei em fazenda. Então, de uma certa forma, entendo do assunto", acrescenta. No momento, a jovem moradora de Formosa (GO) trabalha em um escritório. Porém, pretende mudar de ramo: "Quero conhecer tudo o que o curso oferece e tenho bastante interesse em trabalhar com animais".
Já Claudete Andreoli, 32 anos, está concorrendo à vaga de técnico em eventos. Ela se formou em turismo em agosto deste ano, e quer mesclar as duas áreas. "Já trabalhei com eventos, em uma empresa, e pretendo começar a atuar na minha área ano que vem. Quero fazer o curso para aprimorar meu conhecimento", conta.
Existem duas maneiras de se inscrever na seleção do IFB: pelo endereço eletrônico www.ifb.edu.br/selecao ou presencialmente, em um dos cinco campus da instituição. No entanto, inscrições presenciais só podem ser feitas nos câmpus que oferecem os cursos que o candidato deseja concorrer. No momento da inscrição, os candidatos devem preencher um questionário socioeconômico e educacional que será utilizado para subsidiar políticas institucionais do IFB.Os cursos são gratuitos (assim como as inscrições) e duram de 3 a 4 semestres.
SegundoTrindade, a tendência é aumentar a variedade de cursos. Para o próximo ano, o reitor afirma que já devem estar disponíveis os cursos técnicos de vestuário e eletromecânica. "As escolas técnicas são muito conhecidas em outros estados, mas aqui ainda não", observa. "As empresas estão sempre buscando técnicos", diz, enfatizando a importância da qualificação.
O IFB compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que possui mais de 350 escolas em todo o país.O instituto é composto por cinco câmpus, além do núcleo avançado de São Sebastião, onde são oferecidos cursos de extensão.
320 vagas de qualificação em Samambaia
Além das 630 vagas disponíveis para cursos técnicos, distribuídas pelos cinco câmpus do IFB, o campus Samambaia oferece 320 vagas em cursos de qualificação. O período de inscrição é o mesmo dos cursos técnicos: de 6/12 até 20/01. Os interessados podem se inscrever pelo site www.ifb.edu.br/seleção ou pessoalmente, no Sest-Senat de Samambaia (Quadra 420, Conjunto B, lote 01), das 9h às 13h e das 14h às 21h.
Os seguintes cursos estão sendo ofertados: sondador de solos, pedreiro, desenhista/cadista, geoprocessamento básico, reforma ortográfica, identificação de madeiras, desenho de móveis, atendimento ao cliente e espanhol. O sorteio será em 24 de janeiro, no auditório do Sest-Senat de Samambaia, às 19h. É obrigatória a presença do concorrente na hora do sorteio.
Para os cursos de sondador de solos e pedreiros é exigida a idade mínima de 18 anos. Para os demais é preciso ter, no mínimo, 16 anos. Cursos que exigem ensino fundamental completo: identificação de madeiras, desenho de móveis, atendimento ao cliente. Para os cursos de espanhol, reforma ortográfica e desenhista/cadista é preciso o ensino médio completo. Nos casos da formação de pedreiro e sondador de solo não é necessário ter concluído o ensino fundamental. Informações pelo telefone 0800 644 54 30.
Cursos técnicos e de qualificação no IFB
Vagas: 630 (técnico) e 320 (qualificação)
Período de inscrição:
Levar CPF e RG na hora da inscrição
Sorteio das vagas nos dias 21/01 (técnico), nos respectivos campus de cada curso e 24/01 (qualificação), no auditório do Sest-Senat de Samambaia (Quadra 420, Conjunto B, lote 01)
Início do período de matrícula nos cursos: fevereiro
Fonte:
http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=16279
Nenhum comentário:
Postar um comentário